quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ética I (Paulo Faitanin)

GFL00033 – ÉTICA I
Professor: Paulo Faitanin
Período: 2º semestre de 2011
Horário: 2ª-4ª. 7–9 h

Ementa: Concepções morais e problemas éticos mais relevantes na história: éticas universalistas e particularistas.

Conteúdo: A Ética estuda os fundamentos das ações humanas. Seu conteúdo pauta-se no estudo das paixões da alma, da vontade, da liberdade e das circunstâncias que envolvem a escolha. Sua tarefa fundamental é expor o que significa um ato humano livre. Os principais temas são: a pessoa, os seus atos, as paixões da alma, a vontade, a liberdade e as circunstâncias que envolvem o livre arbítrio.

Objetivos: Ao longo da história da filosofia, em cuja as questões e problemas éticos foram porpostos por diversos autores em diversas obras, ocupa lugar proeminente a obra histórica e sistemática de Aristóteles, Ética a Nicômacos. Constitui leitura necessária desta obra como fonte de inspiração e oposição para a compreensão dos ulteriores problemas éticos propostos. Trata-se da principal fonte estrutural e teórica de uma ética que discute as propostas éticas anteriores e apresenta elementos para posteriores discussões. O intuito é propiciar aos alunos as bases filosóficas da ética que serviu de ponto de partida para as ulteriores análises das proposições éticas universalistas e particulares.

Metodologia: Leitura crítica da obra aristotélica com a inserção de cortes históricos relativos aos problemas éticos e morais ulteriores que foram gerados, influenciados ou se opuseram à proposição aristotélica.

Avaliações: 4 (quatro) avaliações escritas, combinadas, segundo o andamento do calendário e do conteúdo programático das aulas.

Programa: Ética Filosófica: a estrutura fundamental de problemas históricos e sistemáticos, a partir da proposta aristotélica na obra Ética a Nicômacos.

Unidade I

Noção de ética: etimologia e semasiologia do termo; resumo histórico até a proposta de estrutura da obra de Aristóteles; as éticas aristotélicas; a supremacia da obra Ética a Nicômacos; autenticidade, divisão, assunto e importância histórico-sistemática para as ulteriores discussões e propostas de éticas; leitura dos livros de I a III.

Livro I (A): O bem humano. A felicidade, fim e sumo bem do homem. As partes da alma e a divisão das virtudes.

Livro II (B): A virtude moral em geral. Como se gera e se corrompe. A definição de virtude. Descrição das virtudes e os vícios. Algumas recomendações para alcançar a virtude.

Livro III (G): O voluntário e o involuntário. A fortaleza e suas classes. A temperança e os vícios extremos de ambas.

Unidade II

Os ‘escaninhos’ da alma, suas escolhas, sentimentos e circunstâncias como aspectos objetivos de influência sobre a escolha humana, análise das primeiras virtudes e vícios, o prazer e a dor; leitura dos livros IV a VII.

Livro IV (D): A liberalidade, a magnificência, a magnanimidade, o pudor, a mansidão, a cortesia, a veracidade, a eutrapelia, a vergonha e todos os seus extremos correspondentes.

Livro V (E): A justiça e a injustiça. A eqüidade e o eqüitativo.

Livro VI (Z): Os princípios do agir, os hábitos intelectuais: ciência, arte, intelecto, sabedoria e prudência. As partes da prudência. A sagacidade. A virtude natural. As virtudes e a prudência e sua relação.

Livro VII (H): A continência e a incontinência. A malícia humana. A virtude heróica e a bestialidade. A preguiça, a perseverança, a contumácia e outras. O prazer, suas classes e a dor.

Unidade III

Análise da amizade e suas espécies; base para a vida em sociedade; a felicidade; a ponte para os livros da Política; leitura dos livros de VIII a X.

Livro VIII (Q): A amizade honesta, a deleitável e a útil, entre iguais e entre desiguais. Segundo a idade e outras diferenças. A relação entre as distintas amizades e as distintas ordenações políticas. A amizade parental, filial, fraterna, familiar e entre marido e mulher. As querelas na amizade.

Livro IX (I): Como se conservam e se dissolvem as amizades. Efeitos da amizade: a benevolência, a concórdia, a beneficência. O amor de si mesmo, egoísmo e altruísmo. Se o homem feliz necessita de amigos.

Livro X (K): O deleite na vida humana. O fim da virtude: a felicidade, contemplativa e ativa. A ponte para os livros da Política.

Bibliografia referente ao conteúdo programático do curso


ARISTÓTELES, Ethica Nicomachea. Recognovit brevique adnotatione critica instruxit L. Bywater. Oxford University Press, 1988.

ARISTÓTELES, Ética a Nicômacos. Tradução do grego, introdução e notas, Mario da Gama Cury. Brasília: Editora UNB, 2001.

CHALMETA OLASO, G. Ética Especial. El orden ideal de la vida buena. Pamplona: EUNSA, 1996.

GREDT, J. Elementa Philosophiae Aristotelico-Thomisticae. Vol. 2. Roma: Herder, 1961.

KANT, I. Fundamentación de la metafísica de las costumbres. Buenos Aires: Aguilar, 1973.

KANT, I. Crítica de la razón práctica. Buenos Aires: Losada, 1961.

RODRIGUEZ LUÑO, A. Ética General. Pamplona: EUNSA, 1998.

TOMÁS DE AQUINO, S. Cuestión disputada sobre las virtudes en general. Estudio, traducción y notas Laura E. Corso de Estrada. Pamplona: EUNSA, 2000.

TOMÁS DE AQUINO, S. Summa Theologiae. II pars. Roma: Typographia Polyglotta, 1981.

TOMÁS DE AQUINO, S. Commentarium In decem libros Ethicorum ad Nichomacum (Ed.R. Spiazzi ). Roma: Marietti, 1954.

Nenhum comentário:

Postar um comentário