FILOSOFIA POLÍTICA 1
PROF. PATRICK PESSOA
A proposta do curso é discutir algumas das questões centrais na história da filosofia política a partir do modo como aparecem articuladas em quinze grandes clássicos da história do cinema. Ao longo do semestre, serão exibidos na íntegra os quinze filmes escolhidos. Na aula subseqüente a cada projeção, o professor responsável pela disciplina ministrará uma preleção acerca do filme escolhido. Após a preleção, os alunos poderão contrapor a interpretação proposta pelo professor responsável pela disciplina às interpretações de outros teóricos. Ao longo desses debates, será proposto um diálogo entre o conceito de crítica que subjaz à crítica cinematográfica canônica e um conceito de crítica de arte surgido da síntese entre determinadas posições da fenomenologia heideggeriana e da teoria crítica de Benjamin e Adorno, que dão uma ênfase toda especial às multifacetadas relações entre a filosofia, o cinema e a política.
Filmes-base:
- Rashomon (1950, 88’), de Akira Kurosawa
- Persona (1966, 85’), de Ingmar Bergman
- Blow up (1966, 111’), de Michelangelo Antonioni
- Morte em Veneza (1971, 130’), de Luchino Visconti
- 8 ½ (1963, 138’), de Federico Fellini
- Cidade dos sonhos (2001, 147’), de David Lynch
- Asas do desejo (1987, 127’), de Wim Wenders
- Estranhos no paraíso (1984, 89’), de Jim Jarmush
- Acossado (1959, 90’), de Jean-Luc Godard
- Janela indiscreta (1954, 112’), de Alfred Hitchcock
- Hiroshima meu amor (1959, 90’), de Alain Resnais
- Paris, Texas (1984, 147’), de Wim Wenders
- Laranja mecânica (1971, 136’), de Stanley Kubrick
- O anjo exterminador (1962, 95’), de Luis Buñuel
- Deus e o Diabo na terra do sol (1964, 115’), de Glauber Rocha
Bibliografia Básica:
Depois de cada projeção, serão passadas aos alunos as principais críticas publicadas sobre o filme assistido no dia, assim como outros materiais que possam ser úteis à sua interpretação (entrevistas com os diretores, diários de filmagem, etc.)
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