quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Antropologia Filosófica (Bernardo Barros Oliveira) - 2012.1


Antropologia Filosófica
Prof. Bernardo Barros Oliveira

Programa
O curso visa abordar duas das mais clássicas tentativas de produzir uma antropologia filosófica, a de Immanuel Kant e a de Ernst Cassirer. O primeiro busca uma apropriação dos dados a respeito da natureza humana em uma perspectiva “pragmática”, ou seja, uma utilização do conhecimento de si do homem do ponto de vista da liberdade humana, no sentido de um acordo entre ética e prudência. O segundo busca, através de uma interpretação da história da filosofia, e dos dados das ciências empíricas de sua época, busca a elaboração de do conceito de símbolo, que fundamente um estudo do homem em seu caráter distintivo.
Tópicos
1. A definição kantiana de antropologia pragmática e sua oposição a uma antropologia teórica ou fisiológica.
2. Estudo seletivo de tópicos da obra Antropologia de um ponto de vista pragmático, tais como a noção de eu, de egoísmo, os sentimentos de prazer e desprazer, as afecções e as paixões.
3. A releitura histórica das tentativas de antropologia na história da filosofia, na obra Ensaio sobre o homem, de Cassirer.
4. Estudo de capítulos selecionados da obra Ensaio sobre o homem. A proposta da noção de símbolo a partir de uma releitura das observações científicas sobre as diferenças entre inteligência animal e inteligência humana.
Avaliação
Duas provas escritas, além de exercícios.
Bibliografia
CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem. Introdução a uma filosofia da cultura humana. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
KANT, I. Antropologia de um ponto de vista pragmático.Trad. Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário