quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ética II (Celso Martins Azar Filho) - 2012.1


Universidade Federal Fluminense – Departamento de Filosofia
Disciplina: GFL00060 – Ética II
Período: 2012/1º       Horário: 2ª e 4ª - 11h/13h
Professor: Celso Martins Azar Filho (cazarf@gmail.com)



O curso tem como objetivo investigar o lugar dos Ensaios de Montaigne na história da filosofia moral ocidental; e, por extensão, tratar da possibilidade de distinguir o Renascimento como cenário de um momento e/ou movimento filosófico característicos no bojo desta história.


Bibliografia básica:
MONTAIGNE, M. de. Les Essais (edição Villey-Saulnier). Paris: PUF, várias edições. Esta edição, entre outros estados e traduções do texto, pode ser consultada on-line no sítio da Montaigne Studies (http://humanities.uchicago.edu/orgs/montaigne/).
As traduções mais fáceis de encontrar são aquelas de Sérgio Milliet (Pensadores) e a mais recente de Rosemary C. Abílio (Martins Fontes).

Bibliografia secundária (algumas sugestões de leitura sobre a filosofia renascentista):
BLACK, R. (ed.). Renaissance Thought: a Reader. New York: Routledge, 2001.
BURKE, P. The European Renaissance. Oxford: Blackwell Publishers, 1998.
CASSIRER, E. Individuo e cosmos na filosofia do Renascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FAYE, E. Philosophie et perfection de l’homme: de la Renaissance à Descartes. Paris : Vrin, 1998.
FERGUSON, W. K. The Renaissance in historical thought. Toronto: University of Toronto Press, 2006.
NAUERT, C. G. Humanism and the culture of Renaissance Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
NOVAES, A. (Org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HANKINS, J. (ed.). The Cambridge Companion to Renaissance Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
SCHMITT, C. B. (ed.). The Cambridge History of Renaissance Philosophy. Cambridge, Cambridge University Press, 1992.

Metodologia: aulas expositivas; leitura das obras dos pensadores; debates; exercícios; seminários; trabalhos em grupo.

Forma de avaliação: trabalho escrito.

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