terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Estética I (Pedro Sussekind) - 2012.1

Programa
Para que serve e como funciona a arte? Na história complexa da relação entre filosofia e arte, sempre houve tentativas de compreender a finalidade da arte e a sua composição, no sentido da maneira como funciona a criação artística. Este curso apresentará, numa abordagem histórica, questões que tradicionalmente articularam a discussão filosófica sobre a arte, tais como: a finalidade, a mímesis, o belo artístico, o sublime e o conceito de estética. Essas questões dizem respeito seja a uma concepção externa, da relação da arte com o conhecimento, a moral e a educação, seja a uma investigação interna do procedimento artístico, do efeito, da composição, do prazer e da autonomia da arte.

Tópicos
1. Questão da arte na filosofia clássica
1.1. A imitação artística na República de Platão.
1.2. A Poética de Aristóteles como definição de um modelo de pensamento acerca da arte.
2. O belo e o sublime
2.1. Diferentes concepções clássicas: belo ideal de Platão e belo objetivo de Aristóteles.
2.2. A questão do sublime em Longino e sua retomada moderna (Boileau, Burke)
3. Baumgarten e a formulação do termo “estética”.
4. Hume e a questão do gosto como critério
5. A Estética de Kant

Bibliografia básica
ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.
BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. Campinas: Papirus, 1993
DUARTE, Rodrigo (Organização e seleção). O belo autônomo. Textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
ECO, Umberto. “A Poética e nós”. In Sobre a literatura. Rio de Janeiro, Record, 2003.
Hume, David. “O padrão do gosto”. In Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Editora da UFPA, 2000.

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