terça-feira, 3 de janeiro de 2012

História da Filosofia Antiga II (Danilo Marcondes) - 2012.1


Universidade Federal Fluminense – Departamento de Filosofia
Disciplina: História da Filosofia Antiga II
Período: 1.2012
Professor: Danilo Marcondes

Programa

Objetivos:

Dante Alleghieri chama na Divina Comédia (Inferno, canto IV) Aristóteles de “o mestre daqueles que sabem”.
Pretendemos discutir alguns dos aspectos segundo os quais a importância e a influência de Aristóteles foi tão marcante em toda a tradição filosófica, selecionando para análise algumas questões centrais do pensamento deste filósofo e ressaltando sua influência na filosofia antiga e medieval.
Serão analisados textos que permitam uma compreensão de sua filosofia de acordo com os tópicos seguintes.

Tópicos

  1. Aristóteles e a tradição filosófica anterior: a crítica aos pré-socráticos, a Platão e a Academia, e aos sofistas.
  2. A filosofia de Aristóteles como alternativa a esta tradição. A divisão do sistema. O “desejo de conhecer”. A metafísica: a noção de substância e a teoria da causalidade.
Análise de textos:
Metafísica I. 1-9.
Primeiros Analíticos.
Ética a Nicômaco.
Tratado da Alma.

  1. A filosofia prática de Aristóteles: sentido dos conceitos de Areté, Agathon e Eudaimonia. Há um conflito na ética aristotélica entre a virtude e a felicidade?
Análise de textos da Ética a Nicômaco.


Avaliação: Fichamento de textos selecionados e trabalho final monográfico sobre tema de escolha do aluno.




Bibliografia

Aristóteles. Metafísica, ed. Globo, P.Alegre, 1969, trad. Leonel Vallandro.
coletânea de textos em Aristóteles, Os Pensadores, ed.Abril/Nova Cultural, S.Paulo, várias edições.
Ética a Nicômaco, Ed.UnB. trad. Mario da Gama Kury.

Anne Cauquelin. Aristóteles, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.
André Cresson, Aristóteles, Lisboa, Edições 70, 1981.
John Morrall, Aristóteles, Brasília, UnB, 1985.
Jonathan Barnes, Aristóteles, São Paulo, Loyola, 2001.
Marie-Dominique Philippe, Introdução à Filosofia de Aristóteles, São Paulo, Paulus, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário